Capítulo 10 – Visão do Paraíso
=============================================
Pág. 1
=============================================
1 –
Cena horizontal aberta frontal da rua Augusta, parte baixa, a partir da Paulista para o Centro. Está de madrugada, o céu está roxo. Parece que tudo está vazio. Existe uma linha de pessoas na horizontal, bem ao fundo, como se fosse um batalhão de gente subindo a rua.
----------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close aproximado da cena, o céu está azul escuro.
2 –
Close mais aproximado da cena, o céu está azul.
3 –
Close ainda mais aproximado da cena, o céu está laranjado/vermelho.
=============================================
Pág. 2
=============================================
1 –
Cena horizontal aberta com o batalhão de pessoas, muitas delas já identificáveis como personagens anteriores.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “Seu Vanderlei”. Ele está feliz, com seu pito torto na boca.
2 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “Fiscal da Prefeitura”. Ele está sorridente.
3 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “garçom1”. Ele está feliz, com um palitinho no canto da boca.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “balconista”. Ele está mandando “beijinho”.
2 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “jornalista”. Ele está de óculos escuros e com um leve sorriso no canto da boca.
3 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “PM1”. Ele está com uma cara alegre.
4 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “PM2”. Ele está com uma cara de pastel.
----------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “PM3”. Ele está sorrindo e dando uma piscada com o olho direito.
2 –
Close (boneco fotográfico) do personagem “traveco”. Feliz e de boca aberta.
=============================================
Pág. 3
=============================================
1 –
Cena vertical (corpo inteiro) do personagem “atendente do hotel” andando. Está tocando um trompete.
2 –
Cena vertical (corpo inteiro) do personagem “amigo1” andando. Está fumando um baseado grande.
3 –
Cena vertical (corpo inteiro) do personagem “amigo2” andando. Está fumando um baseado maior do que o do “amigo1”.
4 –
Cena vertical (corpo inteiro) do personagem “homem branco” andando. Está com adornos havaianos no pescoço e salta enquanto anda.
----------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena vertical (corpo inteiro lateral) da personagem “recepcionista” andando. Conta algumas notas de dinheiro na mão.
2 –
Cena vertical (corpo inteiro lateral) da personagem “Coroa sexy” andando. Está feliz, toda empinada e levando seu poodle.
3 –
Cena vertical (corpo inteiro lateral) da personagem “Velha” andando. Está com uma bengala e, na outra mão, levanta uma bruscheta.
4 –
Cena vertical (corpo inteiro lateral) do personagem “Velho” andando. Está com uma bengala e, na outra mão, levanta um jornal enrolado.
=============================================
Pág. 4
=============================================
1 –
Cena vertical (corpo inteiro frontal) do personagem “taxista”. Está feliz, subindo a rua à pé e fazendo “ok” com a mão direita.
2 –
Cena vertical (corpo inteiro frontal) do personagem “skatista”. Está subindo a rua à pé, fumando uma bituca e carregando o skate na mão.
3 –
Cena vertical (corpo inteiro frontal) da personagem “avó”. Está subindo a rua com ares de preocupada e com as mãos na cabeça.
=============================================
Pág. 5
=============================================
1 –
Cena horizontal (frontal – acima da cintura) personagem “Din” está abraçado aos personagens “skinhead1” e “skinhead2”. Estão subindo a rua.
2 –
Cena horizontal (frontal – acima da cintura) personagem “mina punk” está abraçada ao personagem “skinhead3”. Estão subindo a rua.
3 –
Cena horizontal (frontal – acima da cintura) personagem “garçom Turco” está abraçado ao personagem “amigo do Din” (Hell Angel). Estão subindo a rua.
----------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena horizontal (frontal – acima da cintura) personagens “Vegan1” e “Vegan2” estão abraçados. Estão subindo a rua.
2 –
Cena horizontal (frontal – acima da cintura) personagem “Bob” está com um churrasquinho na mão, com a barriga de fora da camiseta e correndo como se estivesse querendo alcançar alguém.
=============================================
Pág. 6
=============================================
1 –
Close no personagem “Sansão” andando na calçada. Está como um cachorro fantasma.
2 –
Close no personagem “mendigo” andando na calçada. Está feliz, gesticula os braços.
3 –
Close no personagem “filho do mendigo” andando na calçada. Está como um garoto fantasma.
4 –
Close na personagem “Jane” andando na calçada. Está como uma mulher fantasma.
5 –
Close na personagem “filha do mendigo” andando na calçada. Está como uma garotinha fantasma.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena aberta do personagem “flagelado” andando cambaleante na calçada. Ele está com uma garrafa de pinga na mão e está chutando o ar.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close no rosto (boneco fotográfico) do personagem “frentista1”. Ele está em gargalhadas.
2 –
Close no rosto (boneco fotográfico) do personagem “frentista2”. Ele está em gargalhadas.
=============================================
Pág. 7
=============================================
1 –
Cena aberta (página inteira) personagens “homem excepcional”, “mãe”, “pai”, “irmão” e “irmã”. Estão subindo a rua, felizes e abraçados.
=============================================
Pág. 8
=============================================
1 –
Cena vertical (corpo inteiro vertical) do personagem “Lúcio” andando. Está feliz e conversa ao telefone.
2 –
Cena vertical (corpo inteiro vertical) da personagem “lésbica gordinha” andando. Está feliz, toda empinada e fuma um cigarro.
3 –
Cena vertical (corpo inteiro vertical) das personagens “Marta” e “lésbica de boné” abraçadas e andando. Estão se beijando.
=============================================
Pág. 9
=============================================
1 –
Cena aberta (página inteira) uma fila de pessoas entrando na estação Consolação do Metrô. Já é de manhã, mas está tudo vazio. Espalhados em pontos diversos estão restos de jornais, papéis e plástico; latas de cerveja, refrigerante e chá; embalagens, vidros e outros recipientes; sapos, lagartos e aves.
=============================================
Pág. 10
=============================================
1 –
Close lateral no rosto do personagem “engraxate”. Ele fuma crack e está espantado.
2 –
Close lateral no rosto do personagem “engraxate”. Ele está de cabeça baixa.
3 –
Close lateral no rosto do personagem “engraxate”. Ele está com os olhos arregalados.
4 –
Close lateral no rosto do personagem “engraxate”. Ele está suando, como se estivesse correndo.
5 –
Close lateral no rosto do personagem “engraxate”. Ele está suando mais.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena aberta (frontal) o personagem “engraxate” está correndo desesperado como se estivesse ficado para trás. Está suando e chorando. Tem a mão levantada e acena para as pessoas. Ele carrega sua caixa de engraxar. O cachimbo está na boca. Os olhos vidrados.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Close lateral no ombro do personagem “engraxate”, com sua caixa de madeira.
2 –
Close lateral no ombro do personagem “engraxate”. Ele está tirando a caixa de madeira.
3 –
Close lateral na mão do personagem “engraxate” que, agora, carrega sua caixa de madeira.
4 –
Close na caixa de madeira sendo solta pelo personagem.
5 –
Close na caixa de madeira rolando pela calçada, junto com o cachimbo de crack.
=============================================
Pág. 11
=============================================
1 –
Cena aberta (página inteira) a caixa de madeira está em pedaços. Espalhou-se latas de graxa para sapatos, um recipiente com água, uma flanela, uma escova com a cerdas enegrecidas e um pano de algodão; três cigarros amassados, uma caixa de fósforos e um mini-canivete. O cachimbo de crack espatifou-se no chão.
=============================================
Pág. 12
=============================================
1 –
Cena do personagem “engraxate” chegando nas escadas do Metrô Consolação. Ele está aflito.
2 –
Cena do personagem “engraxate” descendo as escadas do Metrô Consolação. Está tudo vazio.
3 –
Cena do personagem “engraxate” pulando as catracas.
4 –
Close no rosto (boneco fotográfico) do personagem “engraxate”. Ele está surpreso.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena aberta horizontal geral de uma plataforma. De um lado, está lotada de pessoas. Eles estão felizes, como se fosse uma festa, se confraternizam. De outro está vazio, não há ninguém.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena do personagem “engraxate” sozinho numa das plataformas.
2 –
Close no personagem “engraxate” olhando triste para a outra plataforma em festa.
3 –
Close na mão de uma criança apertando a mão de uma idosa.
=============================================
Pág. 13
=============================================
1 –
Cena do personagem “engraxate” de mãos dadas com a personagem “Velha”. Ambos se olham e sorriem.
2 –
- Aqui é o destino Esperança?
Cena do personagem “engraxate” de cabeça em pé como se estivesse conversando com um adulto.
3 –
- Não. Aqui é para o Futuro. Esperança é do outro lado.
Cena da personagem “Velha” com os olhos melosos.
----------------------------------------------------------------------------------
1 –
Cena do personagem “engraxate” olhando para o outro lado.
2 –
(Esperança)
Cena da plataforma com uma placa de destino e totalmente vazia.
3 –
Cena da mão de uma criança apertando a mão da idosa.
---------------------------------------------------------------------------------
1 –
- Você não ia para o outro destino?
Cena da personagem “Velha” questionando com cara de carinhosa.
2 –
- Ia, mas tenho medo de ficar sozinho.
Cena do personagem “engraxate” de cabeça baixa.
=============================================
Pág. 14
=============================================
1 –
- Muito bem, o Baixo-Augusta tem apenas uma única direção...
Cena aberta (página inteira), todos entraram dentro do Metrô que está fechando suas portas. O pé esquerdo da criança ainda está de fora (em movimento) como se estivesse acabando de entrar, junto com a “Velha”.
=============================================
FIM
=============================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário